terça-feira, 14 de setembro de 2010

POESIA


 POESIA

obra de romero britto - a borboleta


A poesia é uma forma encantadora de expressar sentimentos, cores e sensações.

Nesse contexto, a obra “As Borboletas” de Vinícius de Moraes nos transporta para um universo de cores vibrantes e imaginação.

Através da leitura e interpretação desse poema, é possível explorar não apenas as palavras do autor, mas também as nuances das cores que compõem a beleza das borboletas.

Além disso, vamos expandir nosso horizonte artístico ao explorar a obra de Romero Britto, um renomado artista contemporâneo, para conectar diferentes formas de expressão artística.

Desenvolvimento:

  1. Leitura e Interpretação de “As Borboletas” de Vinícius de Moraes:

    A primeira etapa desta atividade consiste na leitura cuidadosa do poema “As Borboletas”.

    Durante a leitura, os alunos serão incentivados a destacar as cores mencionadas pelo autor e a identificar as emoções associadas a cada uma delas.

    Em seguida, promoveremos uma discussão em sala de aula para compartilhar as percepções individuais dos alunos sobre a obra.

  2. Explorando as Cores:

    Após a leitura, propomos uma atividade visual onde os alunos criarão desenhos representando as borboletas descritas no poema.

    Cada cor mencionada deve ser incorporada de maneira criativa, incentivando os estudantes a expressarem suas interpretações visuais das emoções transmitidas pelo autor.

    Essa atividade não só aprimorará as habilidades artísticas, mas também a compreensão das relações entre cor e emoção.

  3. Dramatização Poética:

    A terceira etapa envolve a dramatização do poema. Os alunos serão divididos em grupos, cada um responsável por uma estrofe ou parte do poema.

    Eles serão encorajados a representar visualmente as borboletas com movimentos, cores e expressões, conectando a leitura à expressão corporal.

    Esta atividade não só desenvolve habilidades de interpretação, mas também fomenta a criatividade e a expressão artística.

  4. Explorando a Arte de Romero Britto:

    Ampliando nosso enfoque artístico, introduziremos a obra de Romero Britto.

    Os alunos estudarão as criações vibrantes e coloridas desse artista contemporâneo, identificando como ele utiliza cores para transmitir energia e alegria em suas obras.

    Destacaremos a conexão entre a expressão artística de Britto e as emoções transmitidas nas borboletas de Vinícius de Moraes, enfatizando a diversidade de formas como as cores podem ser exploradas na arte.

  5. Atividade de Criação Inspirada em Romero Britto:

    Em seguida, os alunos serão desafiados a criar suas próprias obras de arte inspiradas no estilo único de Romero Britto.

    Eles terão a liberdade de escolher temas que os inspirem, mas a ênfase será na aplicação criativa das cores para expressar emoções específicas.

    Esta atividade promove a experimentação artística, incentivando os alunos a explorarem e expandirem seu repertório criativo.

Ao unir a poesia de Vinicius de Moraes com a arte vibrante de Romero Britto, esta atividade oferece uma experiência educativa abrangente e enriquecedora.

A leitura e interpretação do poema proporcionam uma imersão no universo das emoções expressas por meio das palavras, enquanto a exploração da arte contemporânea de Britto amplia a compreensão das possibilidades de expressão artística.

O vínculo entre as duas formas de arte destaca a importância das cores como veículos poderosos de emoção e comunicação.

Essa atividade não apenas nutre o entendimento artístico dos alunos, mas também estimula a criatividade, a expressão pessoal e o pensamento crítico.

POESIA

 AS BORBOLETAS

Brancas
Azuis
Amarelas
E pretas
 brincam
na luz
As belas Borboletas
Borboletas brancas
são alegres e francas
Borboletas azuis
Gostam muito de luz.
As amarelinhas
são tão bonitinhas!
E as pretas, então...
Oh! que escuridão

Poesia de Vinicius de Morais


2 comentários:

  1. poesia é tão bom de se ler :] passa uma certa felicidade e emoção ao mesmo tempo.Principalmete a de vinicius de moraes.
    angelica leticia

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.