terça-feira, 17 de agosto de 2010

BRINCAR COM PARLENDAS

BRINCAR COM PARLENDAS

CRINÇAS BRINCANDO COM A PARLENDA DO GATO E RATO
A Importância de Trabalhar com Parlendas na Educação Infantil

As parlendas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças na fase da Educação Infantil.

Estas rimas e jogos verbais tradicionais não são apenas formas de entretenimento, mas ferramentas educacionais valiosas que contribuem para o crescimento integral dos pequenos.

Aqui estão algumas razões pelas quais é essencial integrar o trabalho com parlendas nesse contexto educacional:

  1. Desenvolvimento da Linguagem Oral: As parlendas estimulam a linguagem oral, ajudando as crianças a aprimorar suas habilidades de comunicação.

    Ao recitar as rimas, elas experimentam diferentes ritmos, padrões de fala e entonações, enriquecendo seu vocabulário e aprimorando a pronúncia.

  2. Estímulo à Memória e Concentração: A repetição de versos e jogos verbais nas parlendas contribui para o desenvolvimento da memória e concentração nas crianças.

    A capacidade de lembrar sequências de palavras e ações melhora, preparando-as para futuras habilidades acadêmicas.

  3. Desenvolvimento da Coordenação Motora: Muitas parlendas são acompanhadas por movimentos corporais, gestos e danças. Esse aspecto lúdico não apenas torna a aprendizagem mais divertida, mas também contribui para o desenvolvimento da coordenação motora, promovendo movimentos precisos e equilibrados.

  4. Introdução à Cultura e Tradição: Parlendas frequentemente refletem aspectos da cultura e tradição local. Introduzir essas expressões culturais desde a infância ajuda as crianças a desenvolver um senso de identidade, compreender sua herança e apreciar a diversidade cultural.

  5. Estímulo à Criatividade: A natureza lúdica das parlendas incentiva a imaginação e a criatividade das crianças.

    Elas são convidadas a representar visualmente as palavras, criar movimentos únicos e até mesmo inventar variações nas rimas, promovendo uma abordagem inovadora ao aprendizado.

  6. Socialização e Trabalho em Grupo: Muitas parlendas envolvem atividades em grupo, como brincadeiras de roda e dramatizações. Isso promove a socialização, o respeito pelos colegas, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais essenciais para a vida em comunidade.

  7. Preparação para a Leitura e Escrita: A familiaridade com as rimas e padrões linguísticos presentes nas parlendas cria uma base sólida para o desenvolvimento futuro da leitura e escrita.

    As crianças começam a reconhecer a estrutura das palavras, a compreender a relação entre som e significado, preparando-as para os primeiros passos na alfabetização.

  8. Promoção do Prazer pela Leitura: Ao introduzir a literatura de maneira lúdica e envolvente, as parlendas ajudam a cultivar o prazer pela leitura desde cedo.

    Essa abordagem positiva em relação à linguagem estimula o interesse contínuo pelas palavras e pelo universo literário.

Em suma, trabalhar com parlendas na Educação Infantil não é apenas uma forma de diversão, mas uma estratégia pedagógica inteligente. Essas expressões tradicionais proporcionam uma experiência educacional rica, contribuindo para o desenvolvimento holístico das crianças e estabelecendo as bases para o aprendizado futuro.

TRABALHANDO COM PARLENDAS

O GATO E O RATO: Uma Dança de Palavras e Dedos

No cenário alegre da infância, as crianças se unem em um círculo, mãos dadas, para brincar de “O Gato e o Rato”. Uma dança encantadora onde a perseguição do gato ao rato se entrelaça com uma parlenda ritmada que ressoa na brincadeira.

Corre, Ratinho, que o Gato tem fome. Corre, Ratinho, que o Gato te come.

Enquanto o gato perspicaz persegue o rato ágil, a parlenda envolve as crianças em um jogo de ritmos.

Os pequenos recitam as palavras com entusiasmo, explorando diferentes tons e ritmos - rápido como a corrida do gato, devagar como a estratégia do rato, alto e baixo como os batimentos cardíacos durante a brincadeira.

Os Dedinhos: Explorando Palavras com as Mãos

Numa transição delicada, as crianças passam da dança para uma atividade mais calma. Observando suas mãos, elas descobrem a parlenda "Mindinho, Vizinho, Pai de Todos, Fura Bolo, e Mata Piolho". Com lápis e papel sulfite, elas dão vida à parlenda, contornando suas mãos e explorando os nomes dos dedinhos.

MINDINHO, o pequeno e delicado. VIZINHO, o próximo na fila. PAI DE TODOS, o líder imponente. FURA BOLO, o intrépido. E MATA PIOLHO, o protetor.

A atividade não apenas ensina sobre os nomes dos dedos, mas também convida as crianças a expressarem sua criatividade, seja através de desenhos, dobraduras ou colagens que ilustram a personalidade única de cada dedo.

Sugestões de Atividades com Parlendas

  1. Dramatização: As crianças podem recriar a emocionante perseguição do gato ao rato, incorporando diferentes expressões faciais e gestos para tornar a brincadeira ainda mais envolvente.

  2. Ilustrações e Expressões Artísticas: Transformar a parlenda em arte visual, através de desenhos, dobraduras, colagens, ou qualquer meio de expressão artística que inspire as mentes criativas dos pequenos.

  3. Fatiar e Ordenar: A parlenda pode ser desmembrada em diferentes partes, e as crianças são desafiadas a reorganizá-las na ordem correta, promovendo a compreensão textual.

  4. Brincadeiras de Ritmo: Explorar o ritmo das palavras, incorporando diferentes modos de fala - rápido, devagar, alto, baixo, fino, grosso. Uma experiência auditiva que aguça os sentidos.

  5. Adivinhação de Parlendas: Introduzir palavras-chave e desafiar as crianças a adivinhar a parlenda relacionada, promovendo associação de palavras e vocabulário.

  6. Completar Parlendas: Oferecer parlendas com palavras faltosas e um banco de palavras. As crianças são então desafiadas a completar as lacunas, desenvolvendo habilidades de leitura e escrita.

Num mundo onde as palavras dançam e os dedos contam histórias, as parlendas se transformam em mágicas aventuras.

O Gato e o Rato, juntos com os Dedinhos, criam memórias que ressoam na infância, ensinando não apenas palavras, mas a alegria de brincar com elas.






2 comentários:

  1. querida Léia fico feliz por vc estar sempre nos mostrando algo novo e criativo Vou trabalhar essa semana parlendas na capacitação do trilhas e usarei a brincadeira do gato e rato e a representação de parlendas bjs

    ResponderExcluir
  2. cada trabalho bonito neste blog =) gostei bastante!

    beijos e continue assim!
    angelica

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário ou sua sugestão. Sua opinião é muito importante para nós.